Saber como memorizar versículos é estar sempre em contato com a palavra de Deus, é entender como buscar forças e fortalecer sua fé nos dias difíceis.
A palavra de Deus ajuda a superar qualquer obstáculo, independente da situação que você esteja vivendo.
Continue lendo o conteúdo e descubra como memorizar versículos de forma rápida, mesmo que você não tenha o hábito de ler ou uma memória ruim.
Afinal, como memorizar versículos bíblicos 5x mais rápido?
Esse, com toda certeza, não deve ser o único conteúdo visto por você, então, não é uma novidade que existem diversas técnicas para conseguir memorizar versículos de forma eficiente.
A grande questão, no entanto, é que quando o assunto é memorização, apenas dicas sem que tenha uma sequência lógica e disciplinada dificilmente resolverá esse seu problema.
Dito isso, o melhor é seguir um passo a passo, com uma lógica clara e simples, tornando a memorização de versículos algo completamente natural. Veja abaixo um exemplo que você pode seguir:
1. Planejamento
O planejamento é a base para qualquer objetivo, independente da área das nossas vidas. Portanto, não seria diferente com a espiritualidade, os seus estudos e a memorização dos versículos.
Saber como memorizar versículos é simples, o difícil está mesmo em colocar em prática. Com isso, ter um planejamento torna-se um grande aliado.
Para começar seu planejamento, você pode estabelecer uma quantidade – realista – de versículos e uma quantidade de dias. É interessante começar com versículos que você gosta mais, para deixar o processo mais simples.
Agora, você já sabe que o seu objetivo é conseguir memorizar X versículos em Y dias. Mesmo que não pareça, usar este tipo de planejamento estimula sua disciplina, fazendo com que você sinta mais facilidade, já que você estará estudando exatamente o que definiu.
2. Memorização
O planejamento já foi realizado por você, agora é só iniciar a parte prática, que ainda sim, é muito simples.
Você não sabe, mas o segredo de como memorizar versículos é a consistência do estudo.
Um exemplo: No primeiro dia você pega a quantidade de versículos que definiu no passo anterior, sendo que o ideal é que não passe de dois. Feito isso, com ajuda de um bloco de notas e caneta, você começa a anotar e, assim que terminar, defina um alarme no celular para tocar de 1h em 1h.
Esse bloco de notas deve estar com você durante o dia inteiro
Assim que o alarme tocar, independentemente de onde estiver, você deve pegar seu bloco e ler o versículo que escreveu. Concentre no que está lendo, palavra por palavra, repetindo todas as vezes que o alarme soar.
Se o seu versículo for muito longo e você sentir dificuldade em memorizar, mesmo com tantas repetições no dia, é só dividir ele em duas ou três partes. É um processo diário, você só deve parar quando realmente sentir que o versículo foi memorizado. Assim que conseguir falar em voz alta o versículo sem olhar o papel, parabéns, sua memorização do dia foi concluída com sucesso.
3. Revisão
Essa é a etapa que irá garantir que, além de memorizar, você não esqueça dos versículos.
Ou seja, no primeiro dia você memorizou os versículos seguindo o planejamento, no dia seguinte, o segundo, você irá memorizar os versículos definidos para ele e irá revisar os primeiros.
Faça um alarme sim e outro não. O alarme tocou? Leia o versículo do dia. Tocou de novo? Revise o versículo anterior. Siga essa sequência durante os dias estabelecidos.
Conclusão: O segredo está na sua força de vontade
Essa é a pura verdade. Não adianta buscar conteúdos que ensinam como memorizar versículos, se você não sentir prazer pela palavra de Deus.
Trabalhar na memorização dos versículos por obrigação não é uma boa opção para ninguém. Afinal, se você não amar o estudo que está fazendo, dificilmente irá conseguir continuar.
Ore, sinta presença do Espírito Santo e permita-se ser guiado pelas palavras da bíblia. Acredite, o amor pela palavra de Deus irá facilitar sua memorização, fortalecendo ainda mais sua fé.
Deixe um comentário